Icone whatsapp

Blog

Banner
Imagem

Voltas às aulas: cinco dicas
essenciais para pais e alunos

Data:24/01/2023
Autor: Professor Carlos Alberto

Com a proximidade do retorno às aulas, é comum que alunos – e às vezes até os pais – sintam ansiedade ou insegurança.

A adaptação a novos professores, colegas e ambientes pode ser desafiadora. Reconhecendo isso, compartilhamos cinco dicas para ajudar os pais a lidar com esses desafios e apoiar suas crianças.

1) Diálogo aberto sobre medos

Converse abertamente sobre os medos de seus filhos, estabelecendo um vínculo especial para o ano letivo. A ansiedade tende a aumentar, principalmente quando há mudança de escola. Esteja disponível para ouvir e ajudar a enfrentar desafios. O que às vezes é um fato corriqueiro para os pais, pode ser angustiante para o aluno.

2) Cuidados com a mochila

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal do aluno. Incentive seu filho a arrumar a mochila diariamente, levando apenas o necessário. Fichários e mochilas de rodinha podem aliviar o peso.

3) Transição gradual para a rotina

Ajuste gradualmente os horários de sono e acordar dias antes do retorno oficial. Essa transição suave tornará o retorno mais tranquilo e menos estressante.

4) Alimentação saudável

Priorize alimentos naturais na lancheira, como frutas, verduras, leite e derivados. O Departamento Científico de Nutrologia da SBP destaca a importância dessa escolha, especialmente no período de transição entre infância e adolescência.

"Na nossa escola, acreditamos que uma mente bem nutrida é essencial para o sucesso acadêmico. Por isso, incentivamos nossos alunos a escolherem lanches saudáveis que proporcionem a energia necessária para um dia de aprendizado. Uma alimentação equilibrada é a chave para o desenvolvimento integral de nossos estudantes", orienta Camila Almeida, diretora da escola Excelência no Saber, de Vila Velha (ES).

5) Manutenção de contato com amigos

Mesmo após mudanças de turma ou mesmo de escola, conte para a criança que não apenas é possível manter contato com antigos amigos, como também fazer novas amizades, tornando a adaptação mais natural e agradável.

Quer mais orientações sobre o assunto? Clique em volta às aulas!